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18 de Janeiro de 2013 / Stoneage Technology

Web Marketing | Inbound Marketing

InboundMarketing_StoneageTechnologyInbound traduz-se por "de fora para dentro". Inbound Maketing é o marketing que atrai o potencial cliente. 

InboundMarketing_StoneageTechnology

Normalmente, associamos Marketing ao Outbound Marketing, "de dentro para fora". São as técnicas tradicionais de conquistar clientes e que envolvem sempre uma abordagem de quem quer vender a quem quer comprar. Seja um anúncio na televisão ou na rádio, o contacto telefónico, e-mails não solicitados, o outbound marketing funcionava bem no tempo em que os mass media como eram reis e não havia alternativas à rádio e aos poucos canais de televisão. Hoje, todos estamos fartos e saturados de ver anúncios, o consumidor está mais cinico, mais informado, e portanto estas técnicas têm uma eficácia muito menor.

No inbound marketing, o processo é o inverso. Quem quer vender cria conteúdos que despertam o interesse de quem está à procura de um produto ou serviço, e a iniciativa do contacto parte de quem vai comprar e de quem vai vender. Pode ser um vídeo que as pessoas partilhem na internet. Pode ser um blog ou um site cujos temas abordados tornem o seu autor uma autoridade nesse tema. 

E o "marketing boca-a-boca" continua a ser a mais antiga, barata e eficaz forma de marketing - e talvez uma das que se vai tornar progressivamente mais importante no futuro. Ouvir uma recomendação de um produto ou serviço, da parte de alguém em quem confiamos sobre essa matéria, é um incentivo poderoso à compra - e que pelo menos nos leva a contactar o vendedor ou prestador de serviço para saber mais.

 

 

O Inbound Marketing assenta em três elementos essenciais: 

- o conteúdo, o elemento básico que vai atrair o seu potencial cliente.

- o SEO, ou optimização para motores de pesquisa: as pessoas que vão ao Google pesquisar sobre a sua actividade têm de encontrá-lo nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa.

- as redes sociais: a divulgação no Facebook fideliza quem o acompanha, traz novos interessados e ajuda a tomar a decisão de compra.

Em resumo, os três elementos são o seu site (a sua montra), o Google e o Facebook (as ferramentas que as pessoas usam para pesquisar informação e comprar.)

 

 

Vantagens do Inbound Marketing

Baixo custo: Não é gratuito, mas é seguramente mais barato que sustentar uma grande máquina comercial ou pagar um anúncio na televisão.

Investimento a longo prazo: Especialmente no caso do SEO orgânico, a criação de conteúdos é algo que funciona e trabalha a favor da empresa com efeitos a longo prazo. (Atenção: nem todas as ferramentas de divulgação online caem nesta categoria. Uma campanha no Google Adwords tem efeitos mais rápidos que a manutenção de um bom nível de SEO no website, mas o efeito termina assim que termina a campanha).

Foco e eficiência: abordar o mercado sem uma estratégia significa desperdiçar recursos em contactos que não vão gerar retorno porque as pessoas não estão interessadas. Só empresas muito grandes conseguem manter vastas equipas de call-centers que nos telefonam incessantemente para nos vender um cartão de crédito que nós já dissemos que não queremos. O inbound marketing foca-se naquele nicho de mercado que será efectivamente nosso cliente, o que permite rentabilizar os recursos investidos.


Se quer tornar a sua estratégia de marketing mais eficiente, fale connosco ou siga-nos no Facebook.

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