SEO | Meta Description: para que serve?
A Meta Description é um pequeno texto (sob a forma de código HTML) que faz o resumo do tema principal do website. Saiba porque deve editá-lo.
A Meta Description é um pequeno texto (sob a forma de código HTML) que faz o resumo do tema principal do website. Saiba porque deve editá-lo.
A Meta Description (ou Descrição Meta) de uma página web surge no início da respectiva estrutura HTML. Não estando visível para o visitante da página, ela é uma das primeiras informações que o Google e outros motores de pesquisa acedem sobre o seu site, e que utilizam para classificá-lo.
Nos primeiros tempos da internet, e tal como as Meta Keywords, a Meta Description era um dos poucos itens de um website avaliados pelos motores de pesquisa e que serviam para os avaliar e os classificar nos resultados de pesquisa. ter uma Meta Description acertada, clara e directa era assim um item fundamental para se conseguir um bom SEO.
Actualmente, e principalmente depois da revolução Panda do Google, existem muitos outros critérios de avaliação de um site, pelo que a Meta Description perdeu grnade parte da sua importância. Mas mesmo assim, uma empresa que desista de ter uma "Meta" devidamente actualizada está a perder "pontos" importantes na luta por novos visitantes. Por duas razões simples:
Visitantes vindos do Google
A Meta Description é o pedaço de texto utilizado pelo Google para mostrar o resumo da página nos resultados de pesquisa, logo abaixo do respectivo endereço do site. Na verdade, o conteúdo da Meta é aquilo que nos faz pensar, ao olharmos para os primeiros 3 ou 4 resultados que o Google nos dá, se vale a pena avançar para aquele website ou não. Se não tivermos Meta Description, o Google vai colocar as Meta Keywords - e para qualquer utilizador é muito mais fácil, credível e intuitiivo ler um texto curto e claro a descrever o que site do que um conjunto de palavras-chave avulsas.
Tal como o Google, também o Facebook utiliza a Meta Description do site para fazer uma descrição do mesmo quando o respectivo endereço é partilhado. Da mesma forma, se um amigo partilha connosco um site com um bom resumo por baixo do link, sentimo-nos mais tentados a ver do que se o resumo tiver apenas várias keywords.
Como escrever uma boa Meta Description?
A Meta deve ter um máximo de 160 caracteres (pois o Google não mostra mais do que isso nos resultados de pesquisa). Faça uma síntese daquilo que a sua empresa tem para oferecer, dos problemas que pode resolver aos seus clientes ou das soluções que tem à disposição. Desperte a curiosidade: use "calls-to-action", levando o potencial visitante a querer saber ou fazer mais, e como o pode fazer. E não se esqueça de usar as palavras-chave do seu website; afinal, os dois conceitos (Meta Keywords e Meta Description) estão sempre relacionados.
O Gestor de Conteúdos (backoffice) da Stoneage permite aos seus clientes actualizar a Meta Description do seu site sempre que quiserem e de forma autónoma. Contacte-nos para mais informações.
Encontrou o que procurava?
Peça já um Orçamento