Web Marketing | Website bom e website mau
Existem três princípios que as empresas devem respeitar antes de lançarem um website e depois de já estar no ar. Distinga um site bom de um mau.
Existem três princípios que as empresas devem respeitar antes de lançarem um website e depois de já estar no ar. Distinga um site bom de um mau.
O website é a base da sua reputação online e o elemento a partir do qual os seus potenciais clientes e o mercado em geral vai fazer a primeira avaliação da sua actividade e da sua oferta.
Um website bom não é necessariamente mais caro que um mau. Nem tem de ter um design mais elaborado ou complexo.
A principal função do website é conseguir a captação de novos contactos e de novas oportunidades de negócio. Isto consegue-se respeitando três princípios.
Relevância
A sua empresa está no mercado porque a sua actividade é importante para os seus clientes. Porque tem experiência, conhecimentos e competências que vão beneficiar os seus clientes e pelos quais eles lhe pagam. Em última análise, porque é relevante.
Essa relevância tem de estar expressa no seu website. Enquanto meio de comunicação, o seu website deve ser uma fonte credível de informação sobre o mercado - sobre a actividade e sobre aquilo que você é capaz de fazer. Isso vai atrair visitantes ao seu website, ajudar a que eles confiem nos seus produtos e serviços e a que venham a tornar-se clientes.
E este princípio é válido para qualquer empresa ou actividade. Uma empresa de contabilidade deve mostrar aos visitantes da página que pode ajudá-los quando muda a legislação sobre emissão de facturas ou quando as tabelas de impostos aumenta. Um bom restaurante partilha o seu know-how e aquilo que o distingue (sem revelar o segredo do molho!). Um consultório de medicina dentária promove as suas técnicas e dá sugestões a quem vai ao Google pesquisar sobre o tema.
Recorde este artigo e lembre-se: não abuse da citação de outros artigos da internet, não faça artigos maus ou sem interesse. É preferível não fazer nada a fazer mal. Dedique-se a fazer artigos de qualidade que interessem a quem vai ler.
É esta relevância que vai fazer com que o Google coloque o seu site na primeira página dos resultados de pesquisa quando as palavras-chave relacionadas com a sua actividade forem pesquisadas. O objectivo do Google é dar a melhor informação possível a quem o utiliza - e se o seu site tem a melhor informação, é ele que vai aparecer em primeiro.
Captação de contactos
Muitas empresas ainda têm sites onde não é possível submeter um formulário com pedido de informação, ou simplesmente deixar um endereço de e-mail.
Não coloque obstáculos a quem pretende falar consigo. Facilite a comunicação!
Regularidade
Imagine que o Público, por qualquer motivo, hoje não saía para as bancas. Os leitores habituais ficariam espantados, e seguiriam caminho. Para a semana, sem aviso prévio, nova ausência das bancas. Os leitores começariam a perguntar-se se o jornal estaria bem. Dali a uns dias, nova ausência. E em breve, a credibilidade do jornal estaria comprometida.
A sua empresa não é um jornal, mas o blog corporativo ou a área de notícias do seu website não se destinam a dar notícias do país e do mundo. A sua empresa é uma referência no mercado em que opera, e o seu blog deve fornecer conteúdos sobre ele de forma regular. É isso que espera quem o lê habitualmente e é por isso que o Google valoriza essa regularidade. Um site com uma área de notícias que não é actualizada há meses cria desconfiança a que chega à página e é desvalorizado pelo motor de pesquisa; revela ausência de uma verdadeira estratégia de web marketing.
E à regularidade, junte a perseverança. Mais visitas e mais contactos não chegam de um dia para o outro. (Para isso, invista em Google Adwords.) Naturalmente, para poder actualizar o site regularmente, vai precisar de um gestor de conteúdos eficaz e fácil de trabalhar.
Conclusão: website bom e mau
Um website bom é um website que tem um design simples e apelativo, onde o visitante chega e percebe em cinco segundos onde está a informação que lhe interessa, e que tem conteúdos relevantes para quem chegou através de uma pesquisa no Google.
Um website mau é um website que não cumpre estes critérios e que não respeita aqueles princípios, por mais caro que seja. Investir num site caro e não investir na sua actualização regular é condenar o marketing online da sua empresa ao fracasso.
Se quer saber mais sobre os websites que a Stoneage desenvolve, fale connosco.
Encontrou o que procurava?
Peça já um Orçamento