Web Marketing | Manter a linha editorial
O blog da sua empresa, o Facebook, e outras plataformas devem manter o tema principal, e não se dispersar por outros temas. Saiba porquê.
O blog da sua empresa, o Facebook, e outras plataformas devem manter o tema principal, e não se dispersar por outros temas. Saiba porquê.
Por vezes, vemos em blogs corporativos ou, mais habitualmente, no Facebook, referência a piadas, "bons dias", "boas tardes", e outros assuntos totalmente não relacionados com o tema principal relacionado com a actividade da empresa. Isto é um erro.
Não se trata de ter sempre um discurso cinzento, ou muito sério. Isso é uma questão de estilo. Trata-se do tema que leva as pessoas a seguir o blog ou o Facebook com atenção.
Primeiro, porque não tem vantagens óbvias. Se queremos atrair leitores interessados no nosso know-how sobre um determinado tema, ao publicar um comentário à última jornada de futebol estamos a desviar a atenção. As pessoas que se interessarem pelo futebol poderão não estar tão interessadas assim na nossa actividade. E assim estaremos a falsificar os próprios resultados de marketing. No limite, se quisermos obter visitas a todo o custo, poderemos publicar no nosso site imagens retiradas dos calendários da Pirelli, e ficaremos impressionados com a quantidade de visitas, de likes e de partilhas. Mas os resultados concretos serão poucos.
Segundo, porque existem desvantagens reais. O posicionamento da empresa acontece na cabeça das pessoas (seja cliente, potencial cliente, etc.), e é a interação com a marca que contribui para reforçar, desenvolver ou alterar a imagem que se tem da empresa ou da marca. Se o seu blog se focar nos seus temas principais, as pessoas vão criar a expectativa de que podem contar consigo como referência nesse tema, já sabem que podem ir ali.
Ser uma referência
É este aspecto de ser uma referência na sua área de actividade que deve ser valorizado. Se o blog publicar artigos de forma consistente sobre os seus temas principais, as pessoas que já lêem e as que chegarem no futuro virão pelos motivos certos. (Nunca é de mais referir: os conteúdos publicados no seu blog servirão para captar as pessoas que no futuro pesquisarem por esse conteúdo no Google.) Se se publicarem temas dispersos, este papel de referência dilui-se.
Três dicas
- defina a imagem que pretende passar. A sua empresa é a mais barata do mercado? É a especialista num determinado segmento ou produto?
- defina o seu público. Saiba quais os objectivos, o grau de instrução, os problemas principais que a sua empresa vai ajudar a resolver, etc. E se estiver a falar para mais que um segmento, seja um pouco mais genérico.
- defina os conteúdos que ajudam a imagem a ser transmitida - e resista à tentação de se desviar desses conteúdos.
E se quer mesmo colocar uma coisa que acha engraçada, faça-o mas sempre sem se desviar da imagem da sua empresa e daquilo que o seu público espera do seu blog ou Facebook. Como nós fizemos com as lições de Web Marketing do Gangnam Style.
Encontrou o que procurava?
Peça já um Orçamento