Web Marketing | a Internet revolucionou o processo de venda
A internet não veio apenas criar uma montra que está disponível 24 horas por dia. A forma como as pessoas compram foi radicalmente alterada. Saiba mais.
A internet não veio apenas criar uma montra que está disponível 24 horas por dia. A forma como as pessoas compram foi radicalmente alterada. Saiba mais.
A mudança essencial que a internet trouxe foi a posse da informação.
Antes da internet, a informação estava na posse do vendedor. Havia revistas especializadas de automóveis, havia a opinião de amigos e conhecidos, mas não existia uma estrutura independente dos vendedores que nos permitisse alcançar rapidamente informação sobre um determinado produto. Era necessário acompanhar sempre a informação veiculada pelo vendedor, fosse numa reunião presencial fosse num anúncio na TV.
Hoje, essa estrutura já existe: é a internet. Além de ser mais fácil e rápido aceder rapidamente à informação do vendedor (do seu website, dos seus blogs, e da newsletter que ele envia, etc.), existem centenas de fontes de informação independentes: os amigos e conhecidos (com uma capacidade de disseminar informação a uma velocidade impensável antes), os desconhecidos (em comentários de blogs, fóruns, etc.) e em montes de sites mais ou menos especializados sobre determinado tema. E sempre a grande velocidade.
O resultado é que, hoje, quando o comprador se aproxima do vendedor, ele já está na posse da informação que necessita.
A função do vendedor continua a ser importante, nomeadamente o fecho de venda - se ela não está já decidida antes! Mas o papel do vendedor, de uma forma geral, limita-se agora a confirmar - ou esclarecer - a informação que já existe na internet. (E se não existe, o comprador não chega a contactar o vendedor.)
Por isso, a publicidade é hoje, de uma forma geral, menos eficaz que no passado. O vendedor tem que ter em atenção o conhecimento que o comprador tem do produto e do tema, a opinião de especialistas e "opinion-makers" sobre o seu produto e a relação de confiança entre o comprador e o vendedor ou a marca.
O que podem as empresas fazer?
Mais do que nunca, qualquer empresa, negócio ou actividade deve focar-se em duas coisas: fazer algo de que as pessoas falem, e escrever algo que as pessoas leiam. Se o produto ou serviço for bom, as pessoas vão falar dele e espalhar a palavra entre os seus amigos. E quanto ao escrever, se a publicidade não funciona, é importante que as pessoas encontrem o seu produto no Google e compreendam que se trata da melhor opção. Mantenha o seu website actualizado. Actualize o seu blog diariamente. Certifique-se que aquilo que escreve é importante para os seus clientes e potenciais clientes. Ponha à prova os seus conhecimentos, a sua experiência, a sua capacidade, aquilo que o diferencia no mercado - e ponha isso no Google para toda a gente ver.
Os resultados de criar conteúdos para o Google não surgem no curto prazo, mas esta é uma das ferramentas mais baratas e eficazes de divulgar uma marca no médio e longo prazo. Contacte-nos para mais informações e siga-nos no Facebook.
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