Consultoria | Dicas para gerir passwords (3)
A terceira forma de gerir passwords é a "básica": há regras elementares obrigatórias. (Confira as ideias anteriores, a "tecnológica" e a "simples".)
A terceira forma de gerir passwords é a "básica": há regras elementares obrigatórias. (Confira as ideias anteriores, a "tecnológica" e a "simples".)
1. Não use passwords baseadas nos seus dados pessoais, como a sua data de nascimento. Quem souber sua a data de nascimento, incluindo hackers que vagueiam pelo Facebook, poderão ter acesso, poderão tentar adivinhar. E mesmo que não saibam, há tantos temas que pode utilizar que a sua data de nascimento, ou dos seus filhos, ou pais, ou qualquer data de nascimento, nunca é uma boa ideia. Não use qualquer outro tipo de dado que possa remotamente ser público e associado a si, como o nome dos seus filhos ou do seu gato.
2. Não use senhas do género "123456" ou "qwertyuiop" ou "abcdefgh". São as que os hackers tentam decifrar em primeiro lugar, porque são - infeliz e curiosamente - das mais utilizadas. A sério, basta um pouco de criatividade. Qual o desenho animado preferido do seu filho? Qual a sua personagem favorita d´O Sexo e a Cidade? Qual o ingrediente húngaro que a personagem em que o Herman imitava a Filipa Vacondeus estava sempre a utilizar? kittycharlottepaprika é uma password razoável, mesmo antes de inserir números ou caracteres estranhos pelo meio.
3. Se quiser mesmo usar uma senha igual para todas as contas, ao menos use uma que seja realmente difícil de decifrar.
4. Cuidado ao aceder às suas plataformas em computadores públicos, ou em redes públicas.
5. Tão importante como tudo isto, é evitar o phishing, ou seja, e-mails enviados por vigaristas com o objectivo de aceder aos nossos dados. Na verdade, este esquema é dos mais fáceis de combater, e à medida que os anos passam e as pessoas se tornam mais familiarizadas com a internet, ele irá desaparecer. Se bater alguém à nossa porta e se apresentar como funcionário da Segurança Social e informando que vai levar os nossos euros para os trocar por escudos porque o euro vai acabar, nós não acreditamos. O mesmo sucede com o e-mail. Basta seguir uma regra de ouro, que é: ninguém tem o direito de nos pedir a password de acesso ao banco ou outros dados sensíveis. Os bancos nunca o fazem por e-mail.
6. Ah, e não se esqueça de colocar uma password na sua rede doméstica, para que o vizinho não a utilize para se ligar à internet.
Encontrou o que procurava?
Peça já um Orçamento