Consultoria | Dicas para gerir passwords (1)
Existem 3 formas de controlar as senhas, PIN's e códigos que se utilizam no dia-a-dia: a tecnológica, a simples e a básica. Vamos abordar a primeira.
Existem 3 formas de controlar as senhas, PIN's e códigos que se utilizam no dia-a-dia: a tecnológica, a simples e a básica. Vamos abordar a primeira.
A forma "Tecnológica" de gerir paswords significa que cumpre o máximo de regras, de modo a dificultar ao máximo que alguém consiga aceder aos seus dados.
1. Usar mnemónicas. Parta de uma paixão, um interesse, uma mania, ou algo específico, e crie uma password utilizando as regras anteriores. Ex: se a sua paixão é o futsal, use uma password como futRicardinalinhosal. Em alternativa, use um gerador de passwords aleatório.
2. Passwords com 8 caracteres; é o tamanho considerado como padrão mínimo de segurança, embora o ideal seja utilizar 14 caracteres, especialmente se só se utilizar um tipo (ex.:, só letras ou só números).
3. Utilizar vários tipos de caracteres. Combinar letras (maiúsculas e minúsculas), números e caracteres estranhos (*, %, &, etc.). Se a sua paixão é a gastronomia portuguesa, use uma password como Ba&alh8u%B23z.
4. Usar uma senha para cada conta. Se algum hacker descobrir uma password, e se forem todas iguais, terá descoberto todas.
5. Trocar de senhas com frequência. Antigamente, o serviço de e-mail do Hotmail recomendava trocar de password a cada 72 dias.
6. Utilize um algoritmo, de preferência associado a uma mnemónica, e que depois seja facil de alterar. Imagine que o seu jogador de futebol preferido é o Cristiano Ronaldo e que o seu passatempo favorito é passear no Parque das Nações. A sua password poderá ser CRoceana7rio. Depois, acrescente uma terminação para cada uma das plataformas que está a aceder. No gmail, CRoceana7rioge (de Google). No banco, CRoceana7rioba (de banco). E assim sucessivamente.
Encontrou o que procurava?
Peça já um Orçamento