Consultoria | 10 dicas de Júlio César sobre negócios e gestão
Falecido há cerca de 2056 anos, o quase imperador romano Júlio César legou-nos um conjunto de lições úteis e sempre actuais.
Falecido há cerca de 2056 anos, o quase imperador romano Júlio César legou-nos um conjunto de lições úteis e sempre actuais.
1. A flexibilidade e a rapidez sobre a força bruta
César trouxe a Gália, actual França, para o Império Romano. Ao contrário do que se possa pensar, as principais armas dos legionários eram o dardo e o gládio, uma espada curta e de dois "legumes" (como diria um mediático treinador de futebol). Armas curtas e leves contra as espadas longas e pesadas dos gauleses deram bom resultado; os legionários gastavam menos energia em cada ataque e em cada passo e tinham maior poder de reacção.
Usar ferramentas de forma inteligente e flexível é melhor que utilizar ferramentas grandes mas pesadas. O foco, o bom treino e a disciplina podem fazer mais no Notepad que a falta de experiência ou de motivação na última versão do Word 2010. Da mesma forma, uma estratégia de web marketing simples e eficaz pode ter melhores resultados que um dispendiosa campanha publicitária em meios tradicionais.
2. As pessoas querem ser conduzidas, e não controladas.
Grande parte do sucesso de César na Gália derivou da forma quase mística como os seus homens o seguiam e estavam dispostos a combater por ele, pois sabiam que ele os iria conduzir à vitória e à glória. (Há mais semelhanças entre Júlio César e José Mourinho, a serem analisadas noutra ocasião.) Na parte final da vida, quando César tentou acabar com a tradição romana até então e declarar-se ditador, até o seu próprio filho adoptivo se virou contra ele.
As pessoas querem ser inspiradas, querem ter uma promesa de um amanhã, sentir que fazem parte de algo. O controlo e o chicote nunca conseguem o mesmo tipo de resultados.
3. "Cheguei, vi e venci."
As pessoas adoram os vencedores. Ser um líder não chega; é preciso conquistar vitórias, mesmo pequenas vitórias, que alimentam a aura e os sonhos. Ah, e não esquecer que se é sempre tão bom conforme o resultado da última batalha; a glória da vitória é muito curta.
(continua)
Encontrou o que procurava?
Peça já um Orçamento