Consultoria | 10 dicas de Júlio César sobre negócios e gestão (2)
Além de conquistar a Gália, César deu o nome a um mês do calendário. Depois da primeira, aqui fica a segunda parte das suas dicas.
Além de conquistar a Gália, César deu o nome a um mês do calendário. Depois da primeira, aqui fica a segunda parte das suas dicas.
4. "A experiência é o professor de todas as coisas."
Filho de uma das mais ricas famílias romanas, Júlio César passou por todos os escalões do exército romano, desde o mais baixo, onde marchou, lutou, comeu e dormiu junto dos soldados comuns. Essa experiência foi indispensável para que ele se tenha tornado o líder que foi.
A experiência académica é importante, e a própria palavra "licenciatura" diz o que é: "licenciar", "dar licença" - para que se possa começar a trabalhar e adquirir a experiência necessária. Sem essa humildade, a licenciatura vale zero ao lado da experiência e do saber-fazer no terreno.
5. "Os cobardes morrem muitas vezes antes da sua morte."
César não conquistou a Gália com um estalar de dedos. Correu riscos, jogou com as probabilidades, sofreu derrotas pelo caminho, e nunca se escondeu. Eventualmente, acabou por ser recompensado.
Assim é nos negócios em geral. É preciso arriscar, ir à luta, afirmar uma voz na internet e nas redes sociais, não evitar o conflito quando necessário. Sair da zona de conforto e "bater punho", como diz um célebre pitchman português.
6. "Prefiro ser o primeiro da minha aldeia que o segundo em Roma."
Na qualidade de herdeiro de uma das maiores famílias políticas romanas, César podia ter prosseguido uma carreira política no centro do império. Mas ele preferiu o risco de ir afrontar povos distantes e liderar exércitos, até se tornar candidato a imperador.
Os líderes preferem ser o número 1 do seu espaço, e para as empresas é preferível serem o líder no seu nicho de mercado muito específico do que ser a segunda ou terceira ou vigésima num sector mais alargado.
(continua)
Encontrou o que procurava?
Peça já um Orçamento