Stoneage Technology - responsive page

Notícias

15 de Janeiro de 2013 / Stoneage Technology

Web Marketing | Website bom e website mau

Stoneage Technology_WebMarketingExistem três princípios que as empresas devem respeitar antes de lançarem um website e depois de já estar no ar. Distinga um site bom de um mau.


Stoneage Technology_WebMarketingO website é a base da sua reputação online e o elemento a partir do qual os seus potenciais clientes e o mercado em geral vai fazer a primeira avaliação da sua actividade e da sua oferta.

Um website bom não é necessariamente mais caro que um mau. Nem tem de ter um design mais elaborado ou complexo.

A principal função do website é conseguir a captação de novos contactos e de novas oportunidades de negócio. Isto consegue-se respeitando três princípios.

Relevância

A sua empresa está no mercado porque a sua actividade é importante para os seus clientes. Porque tem experiência, conhecimentos e competências que vão beneficiar os seus clientes e pelos quais eles lhe pagam. Em última análise, porque é relevante. 

Essa relevância tem de estar expressa no seu website. Enquanto meio de comunicação, o seu website deve ser uma fonte credível de informação sobre o mercado - sobre a actividade e sobre aquilo que você é capaz de fazer. Isso vai atrair visitantes ao seu website, ajudar a que eles confiem nos seus produtos e serviços e a que venham a tornar-se clientes.

E este princípio é válido para qualquer empresa ou actividade. Uma empresa de contabilidade deve mostrar aos visitantes da página que pode ajudá-los quando muda a legislação sobre emissão de facturas ou quando as tabelas de impostos aumenta. Um bom restaurante partilha o seu know-how e aquilo que o distingue (sem revelar o segredo do molho!). Um consultório de medicina dentária promove as suas técnicas e dá sugestões a quem vai ao Google pesquisar sobre o tema. 

Recorde este artigo e lembre-se: não abuse da citação de outros artigos da internet, não faça artigos maus ou sem interesse. É preferível não fazer nada a fazer mal. Dedique-se a fazer artigos de qualidade que interessem a quem vai ler.

É esta relevância que vai fazer com que o Google coloque o seu site na primeira página dos resultados de pesquisa quando as palavras-chave relacionadas com a sua actividade forem pesquisadas. O objectivo do Google é dar a melhor informação possível a quem o utiliza - e se o seu site tem a melhor informação, é ele que vai aparecer em primeiro.

Captação de contactos

Muitas empresas ainda têm sites onde não é possível submeter um formulário com pedido de informação, ou simplesmente deixar um endereço de e-mail.

Não coloque obstáculos a quem pretende falar consigo. Facilite a comunicação!

Regularidade

Imagine que o Público, por qualquer motivo, hoje não saía para as bancas. Os leitores habituais ficariam espantados, e seguiriam caminho. Para a semana, sem aviso prévio, nova ausência das bancas. Os leitores começariam a perguntar-se se o jornal estaria bem. Dali a uns dias, nova ausência. E em breve, a credibilidade do jornal estaria comprometida.

A sua empresa não é um jornal, mas o blog corporativo ou a área de notícias do seu website não se destinam a dar notícias do país e do mundo. A sua empresa é uma referência no mercado em que opera, e o seu blog deve fornecer conteúdos sobre ele de forma regular. É isso que espera quem o lê habitualmente e é por isso que o Google valoriza essa regularidade. Um site com uma área de notícias que não é actualizada há meses cria desconfiança a que chega à página e é desvalorizado pelo motor de pesquisa; revela ausência de uma verdadeira estratégia de web marketing.

E à regularidade, junte a perseverança. Mais visitas e mais contactos não chegam de um dia para o outro. (Para isso, invista em Google Adwords.) Naturalmente, para poder actualizar o site regularmente, vai precisar de um gestor de conteúdos eficaz e fácil de trabalhar.

Conclusão: website bom e mau

Um website bom é um website que tem um design simples e apelativo, onde o visitante chega e percebe em cinco segundos onde está a informação que lhe interessa, e que tem conteúdos relevantes para quem chegou através de uma pesquisa no Google.

Um website mau é um website que não cumpre estes critérios e que não respeita aqueles princípios, por mais caro que seja. Investir num site caro e não investir na sua actualização regular é condenar o marketing online da sua empresa ao fracasso.

Se quer saber mais sobre os websites que a Stoneage desenvolve, fale connosco.

Voltar

Encontrou o que procurava?

Peça já um Orçamento
Web Marketing | Website bom e website mau | Stoneage Technology
Web-Marketing-|-website-bom-e-website-mau - Existem três princípios que as empresas devem respeitar antes de lançarem um website e depois de já estar no ar. Distinga um site bom de um mau.
Web-Marketing-|-website-bom-e-website-mau - Stoneage Technology, agencia digital, web marketing, webmarketing, web design, webdesign, webhosting, web hosting, SEO, redes sociais, gestao de conteudos, paginas web, paginas de internet, loja online, Caldas da Rainha, Viseu, Porto, Consultoria, Web Marketing | Website bom e website mau