Stoneage Technology - responsive page

Notícias

24 de Dezembro de 2012 / Stoneage Technology

Web Marketing | Manter a linha editorial

Matenha a linha editorialO blog da sua empresa, o Facebook, e outras plataformas devem manter o tema principal, e não se dispersar por outros temas. Saiba porquê.

Matenha a linha editorialPor vezes, vemos em blogs corporativos ou, mais habitualmente, no Facebook, referência a piadas, "bons dias", "boas tardes", e outros assuntos totalmente não relacionados com o tema principal relacionado com a actividade da empresa. Isto é um erro.

Não se trata de ter sempre um discurso cinzento, ou muito sério. Isso é uma questão de estilo. Trata-se do tema que leva as pessoas a seguir o blog ou o Facebook com atenção.

Primeiro, porque não tem vantagens óbvias. Se queremos atrair leitores interessados no nosso know-how sobre um determinado tema, ao publicar um comentário à última jornada de futebol estamos a desviar a atenção. As pessoas que se interessarem pelo futebol poderão não estar tão interessadas assim na nossa actividade. E assim estaremos a falsificar os próprios resultados de marketing. No limite, se quisermos obter visitas a todo o custo, poderemos publicar no nosso site imagens retiradas dos calendários da Pirelli, e ficaremos impressionados com a quantidade de visitas, de likes e de partilhas. Mas os resultados concretos serão poucos.

Segundo, porque existem desvantagens reais. O posicionamento da empresa acontece na cabeça das pessoas (seja cliente, potencial cliente, etc.), e é a interação com a marca que contribui para reforçar, desenvolver ou alterar a imagem que se tem da empresa ou da marca. Se o seu blog se focar nos seus temas principais, as pessoas vão criar a expectativa de que podem contar consigo como referência nesse tema, já sabem que podem ir ali.

 

Ser uma referência

É este aspecto de ser uma referência na sua área de actividade que deve ser valorizado. Se o blog publicar artigos de forma consistente sobre os seus temas principais, as pessoas que já lêem e as que chegarem no futuro virão pelos motivos certos. (Nunca é de mais referir: os conteúdos publicados no seu blog servirão para captar as pessoas que no futuro pesquisarem por esse conteúdo no Google.) Se se publicarem temas dispersos, este papel de referência dilui-se. 

 

Três dicas

- defina a imagem que pretende passar. A sua empresa é a mais barata do mercado? É a especialista num determinado segmento ou produto?

- defina o seu público. Saiba quais os objectivos, o grau de instrução, os problemas principais que a sua empresa vai ajudar a resolver, etc. E se estiver a falar para mais que um segmento, seja um pouco mais genérico.  

- defina os conteúdos que ajudam a imagem a ser transmitida -  e resista à tentação de se desviar desses conteúdos.

E se quer mesmo colocar uma coisa que acha engraçada, faça-o mas sempre sem se desviar da imagem da sua empresa e daquilo que o seu público espera do seu blog ou Facebook. Como nós fizemos com as lições de Web Marketing do Gangnam Style.

 

 

Voltar

Encontrou o que procurava?

Peça já um Orçamento
Web Marketing | Manter a linha editorial | Stoneage Technology
web-marketing - O blog da sua empresa, o Facebook, e outras plataformas devem manter o tema principal, e não se dispersar por outros temas. Saiba porquê.
web-marketing - Stoneage Technology, agencia digital, web marketing, webmarketing, web design, webdesign, webhosting, web hosting, SEO, redes sociais, gestao de conteudos, paginas web, paginas de internet, loja online, Caldas da Rainha, Viseu, Porto, Consultoria, Web Marketing, Web Marketing | Manter a linha editorial