Stoneage Technology - responsive page

Notícias

12 de Dezembro de 2012 / Stoneage Technology

Consultoria | 10 dicas de Júlio César sobre negócios e gestão (3)

Julio Cesar_Stoneage TechnologyAlém de general e escritor, César deu o nome a um tipo de cirurgia. Aqui fica a terceira e última parte das suas dicas.

Julio Cesar_Stoneage Technology7. "Não temo os bem-alimentados, mas os pálidos e esfomeados."

César sabia que quem não tem nada a perder está mais disposto a correr riscos e a ter ideias que subvertam o sistema.

No mundo da tecnologia, assim eram Steve Jobs e Bill Gates há 30 anos, assim era Mark Zuckerberg há 5 anos, e assim será alguém que anda por aí - e que motiva o Google e o Facebook a estar permanentemente atentos a novas ideias, e a comprá-las.

 

8. "É melhor criar que aprender! Criar é a essência da vida."

César tinha uma visão: transformar uma terra vasta, com potencial e habitada por bárbaros agressivos (e que em séculos anteriores haviam saqueado Roma) em províncias pacificadas, produtivas e romanizadas. É preciso ter uma visão e depois conseguir a vontade e os meios para executá-la.

Não é brincadeira ou cliché saber qual é a visão de uma empresa ou de um negócio. E ter uma visão pode não significar ir transformar o mundo. A visão de um café pode ser tornar-se o ponto de encontro onde a maior parte dos homens do bairro se dirigem para beber umas minis, tomar um bom café e ver a bola. Não vai influenciar as vidas de milhares de pessoas - mas vai influenciar as vidas das pessoas que lá vão. Mais do que isso, essa visão pode ser o ponto de partida para uma nova e mais ambiciosa; afinal, nada mata mais um sonho que a sua concretização.

 

9. "Exige tudo da tua equipa, e recompensa-os como merecem."

Os homens que serviram nas legiões de Júlio César reformaram-se ricos. Além do costume romano de premiar os soldados com dinheiro e propriedades quando abandonavam o serviço (muitas vezes nas terras conquistadas), o sucesso de César permitiu-lhes acumular fortunas impossíveis de sonhar para quem permanecia em Roma.

Os líderes sabem que, ao seu esforço de liderança, corresponde um vasto trabalho de grupo. As pessoas gostam de ser recompensadas e reconhecidas. Muitas vezes, e ao contrário do que se possa pensar, o respeito e a gratidão são suficientes para manter e fazer prosperar o espírito de equipa.

 

10. "Alea jacta est."

"Os dados estão lançados", é a famosa citação de César quando atravessou o rio Rubicão a caminho de Roma, num acto que seria considerado hostil por parte dos seus inimigos internos e do qual não haveria recuo possível.

Estar no mercado é tomar decisões e viver com as suas consequências.

Voltar

Encontrou o que procurava?

Peça já um Orçamento
Consultoria | 10 dicas de Júlio César sobre negócios e gestão (3) | Stoneage Technology
consultoria - Além de general e escritor, César deu o nome a um tipo de cirurgia. Aqui fica a terceira e última parte das suas dicas.
consultoria - Stoneage Technology, agencia digital, web marketing, webmarketing, web design, webdesign, webhosting, web hosting, SEO, redes sociais, gestao de conteudos, paginas web, paginas de internet, loja online, Caldas da Rainha, Viseu, Porto, Consultoria, Consultoria | 10 dicas de Júlio César sobre negócios e gestão (3)